ASA Bahia realiza reunião e se prepara para participar do 10º EnconAsa
O Rio São Francisco, ou Velho Chico, para os mais íntimos, é inspiração para os povos e organizações sociais do Semiárido. Foi assim, que embalados/as por essa ligação direta com o rio que é fonte de vida, e prontos/as para defender este ‘gigante” que, infelizmente, é atingido constantemente pelo modelo capitalista que visa o desenvolvimento desenfreado e nega os povos do Semiárido, que teve início o “Encontro Estadual da Bahia Rumo ao 10º EnconAsa”, em Feira de Santana-BA. O evento aconteceu nesta quarta e quinta-feira (05).
O Encontro contou com a participação de 167 pessoas, dentre integrantes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, representantes de associações, agricultores/as e jovens lideranças. Durante a programação, houve debate político acerca da conjuntura estadual e nacional e como elas impactam as políticas públicas e, consequentemente, a manutenção da vida das pessoas.
Também foi retomada a construção do “Rio da Vida da ASA Bahia”, com destaques de momentos marcantes dessa Rede que reúne centenas de organizações baianas. Nessa memória foram evidenciados três marcos importantes:
– Construção da primeira cisterna, em 2000, na comunidade Lagoa Grande, em Sobradinho, a partir do Programa 1 Milhão de Cisternas, com recursos do Governo Federal;
– Realização, em 2010, do 7º EnconAsa no município de Juazeiro, primeiro encontro às margens do Rio São Francisco, evento que comemorou também os 15 anos da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA);
– Instituição da Política Estadual de Convivência com o Semiárido, em 2016, regulamentada em 2017; e a criação da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPO), em 2023; essa lei foi regulamentada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), em Cícero Dantas-BA, no último dia 24 de agosto.
Conhecer essa história é fundamental para compreender os processos de construção que a ASA participou, os desafios enfrentados no caminho e as diversas conquistas que transformaram, e seguem transformando, o Semiárido. A partir deste conhecimento é possível dar continuidade às lutas, marcar presença estratégica nas disputas de narrativas e fazer mais incidência na defesa e consolidação de políticas públicas.
O 10º Encontro Nacional da ASA (EnconAsa) acontecerá entre os dias 18 e 22 de novembro, nos municípios de Piranhas, em Alagoas e Canindé de São Francisco, em Sergipe. Com o tema “Semiárido vivo por justiça socioambiental e democracia participativa”, o Encontro Nacional tem o objetivo de contribuir com a construção de políticas de Convivência com o Semiárido através de debates, reflexões e proposições; visando superar os desafios atuais e futuros da região e promover um Semiárido Vivo, através da democracia participativa e da justiça socioambiental e climática.
De grande relevância para os povos e comunidades tradicionais do Semiárido brasileiro, o EnconAsa é um evento vital para fortalecer a união desses povos em prol da Convivência com o Semiárido. Nesse espaço, as organizações que compõem a rede também fomentam debates políticos e participativos, contribuindo para a construção de políticas públicas e estratégias que fortalecem a vida no Semiárido.
“Nós, enquanto representantes da ASA, precisamos cumprir esse importante papel, e o Encontro Estadual tem exatamente essa função. É nosso dever denunciar as injustiças socioambientais, e não é à toa que escolhemos realizar o X EconASA às margens do Rio São Francisco. Essa escolha foi feita de forma consciente, pois a região é emblemática em termos dos impactos negativos do modelo de desenvolvimento adotado, guiado pelo sistema capitalista, que tem gerado profundas injustiças socioambientais tanto em nossa região quanto em todo o Brasil”, destaca um dos coordenadores da ASA Bahia, Cícero Félix.
Ao final do Encontro foram definidos/as 124 delegados/as para representar o estado da Bahia no EnconAsa, de modo a fortalecer a articulação e mobilização em torno das denúncias dos “modelos de morte” e anunciar os “modelos de vida” que prezam pelo Bem Viver. A estimativa é que cerca de 600 pessoas participem do evento, sendo 70% agricultores/as.
Animado para participar pela primeira vez do EnconAsa, o jovem Alex de Jesus, que integra o Consórcio das Juventudes, acompanhado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), conta que vai chegar no Encontro com “muita sede de vontade de aprender e compreender outras histórias, outros conhecimentos”.
A agricultora Maria Silvani, assessorada pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), na comunidade Tradicional de Fundo de Pasto Malhada da Areia, em Juazeiro, destaca, animada, que vai levar para o EnconAsa muita alegria, força e coragem; e reforça: “É para lutar pelo nosso Semiárido, para conquistar coisas para o nosso Semiárido, para mostrar que é muito lindo, muito belo, a vida pulsa e nós vivemos muito bem e lutando, trabalhando pelo nosso Semiárido”.
Renovação do compromisso por um Semiárido vivo
O EnconAsa será marcado também pela celebração dos 25 anos da ASA Nacional, que tem papel significativo na mudança de vida das famílias menos favorecidas do Semiárido; além de incidir na discussão, construção e implementação de políticas públicas que garantam os direitos básicos dos povos. Assim, a ASA reafirma seu compromisso com a denúncia das injustiças e a reflexão sobre formas de vida que sejam mais justas e solidárias para os povos e comunidades tradicionais do Semiárido.
Nesse sentido, o Encontro Estadual renova essa missão, unindo forças entre os territórios e suas bandeiras de luta, fortalecendo estratégias de atuação coletiva onde a justiça socioambiental e a democracia participativa sejam conquistadas. “Este encontro não é apenas um espaço de discussão, mas um momento de ação e de renovação do compromisso com a vida. A ASA, ao longo de sua história, tem sido uma voz ativa na defesa dos direitos das comunidades do Semiárido, e esse encontro é mais um passo nessa jornada”, conclui Cícero.
Texto: Lorena Simas e Bruna Cordeiro
Fotos: Brice Reis e Karol Teixeira
Coletivo de Comunicação da Asa Bahia
© 2016 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido pela Agência NeoCom
0 Comentários